top of page

Entrevista com Denis Uchoa: Desafios, Inovação e o Futuro do Turismo

Atualizado: 21 de jun.

Vivemos a era da Inteligência Artificial, e o setor de turismo está no centro dessa revolução. Ferramentas inteligentes, automação, personalização e análise de dados estão transformando profundamente a forma como viajamos, escolhemos destinos e, principalmente, como hotéis e empresas se relacionam com seus clientes.


Para falar sobre esse novo tempo — onde tecnologia, IA e turismo se cruzam —, o Portal Notícias dos Eventos entrevista Denis Uchoa, turismólogo, paraense, atuou na expansão da Booking.com e agora atua como co-fundador da HotelB2C, empresa especializada em soluções inteligentes para hotéis.


Com mais de 30 anos de experiência global no mercado de viagens, Denis traz uma visão clara sobre como a inteligência artificial já está moldando o presente e, sobretudo, o futuro do setor, além de destacar os impactos e as oportunidades que eventos como a COP 30, em Belém, trarão para a economia do turismo e da hospitalidade.


Portal Notícias dos Eventos – Denis, você tem uma trajetória impressionante no turismo, desde sua atuação como co-responsável pela expansão da Booking.com até sua atual posição como co-fundador da HotelB2C. Conte um pouco sobre sua trajetória e como ela te trouxe até aqui.


Denis Uchoa: A minha jornada começou no Pará, minha terra natal, com uma formação em Turismo, atuando no setor de transporte aéreo, de Viagens e Turismo, que logo se transformou em uma paixão por tecnologia e inovação aplicada ao setor. Tive a oportunidade de participar da criação e expansão da Booking.com, que foi uma verdadeira escola sobre como transformar a experiência de viagens usando tecnologia. Foram mais de 30 anos atuando na indústria de serviços, com foco muito forte na parte comercial, no desenvolvimento de negócios e, principalmente, na construção de soluções inteligentes para o setor hoteleiro. Hoje, na HotelB2C, seguimos essa missão de empoderar hotéis de todos os portes, oferecendo ferramentas que potencializam vendas diretas, melhoram a gestão e ampliam resultados.


Portal: Como você enxerga os principais desafios atuais para o setor hoteleiro, especialmente para os hotéis independentes?


Denis Uchoa: Os hotéis independentes enfrentam hoje uma concorrência extremamente acirrada, não apenas entre si, mas também com grandes redes e com as OTAs (agências online). A falta de tecnologia adequada é um dos principais gargalos. Muitos ainda dependem de sistemas antigos, pouco integrados e de processos manuais. Além disso, há uma dificuldade em entender e aplicar estratégias de marketing digital, SEO, SEM e conversão. Nossa missão na HotelB2C é justamente democratizar o acesso a essas soluções, oferecendo tecnologia de ponta, acessível e fácil de usar, que permite que esses hotéis sejam competitivos, aumentem suas vendas diretas e melhorem sua rentabilidade.


Portal: Como sua experiência em e-commerce, marketing digital e usabilidade influencia na sua atuação hoje?


Denis Uchoa: É fundamental. No mercado de turismo, a experiência do usuário é tudo. Um site mal feito, sem otimização, sem estratégias adequadas de SEO e SEM, simplesmente não converte. Meu background em e-commerce e marketing digital me permite enxergar o hotel como uma loja online, que precisa ser eficiente, intuitiva e orientada para conversão. Isso significa olhar desde a performance do site, passando por estratégias de tráfego, até a jornada completa do cliente, do clique à reserva. Na HotelB2C, trabalhamos muito forte essa visão, entregando soluções que integram marketing, tecnologia e operação.


Portal: Na sua visão, quais são as competências mais importantes hoje para quem quer se destacar no turismo?


Denis Uchoa: Sem dúvida, é preciso unir três pilares: visão estratégica, domínio da tecnologia e excelência na experiência do cliente. Além disso, é indispensável desenvolver habilidades analíticas, entender de dados, de comportamento do consumidor e, claro, ter uma capacidade muito grande de adaptação. O mercado de turismo é extremamente dinâmico, e quem não acompanha a transformação digital acaba ficando para trás.


Portal: Olhando para o futuro, como você vê a influência da Inteligência Artificial no setor de turismo?


Denis Uchoa: A IA já está transformando profundamente o turismo e vai acelerar muito mais nos próximos anos. Desde sistemas de recomendação personalizados, chatbots inteligentes, análise preditiva de demanda, até gestão dinâmica de preços, tudo isso já é uma realidade. A IA permite que hotéis, agências e operadores entendam melhor o comportamento do cliente, antecipem necessidades e ofereçam experiências muito mais personalizadas, eficientes e rentáveis. Estive recentemente em um evento em Dallas (EUA), em um evento para hotelaria independente, “Direct Booking Summit”, promovido pela empresa inglesa, Trip Tease, e o que mais ouvimos em mais de 20 horas de palestras foi sobre IAs e como a indústria deve usar isso ao seu favor. A pergunta do “como?”, é formando gestores e analistas humanos para gerenciarem as IAs, minerar dados, criar estratégias aliadas a conteúdo orgânico e tráfego pago, ter site com foco em UX e UI, e como usar tudo isso para fortalecer marcas, destinos e negócios e surfar a onda e a nova era da comunicação. Quem não estiver atento a isso vai perder competitividade rapidamente.


Portal: E, claro, não podemos deixar de falar da COP 30, que será realizada aqui no Brasil, em Belém. Como você enxerga esse evento para o turismo?


Denis Uchoa: A COP 30 é uma oportunidade histórica para Belém, para o Pará e para toda a Amazônia. Nunca tivemos uma vitrine tão poderosa no cenário internacional. Isso vai exigir uma transformação urgente na infraestrutura, na qualificação de serviços e na digitalização do turismo. É uma chance única de preparar nosso destino para receber não só esse evento, mas também para se posicionar de forma definitiva como um polo turístico sustentável, conectado e competitivo no mundo. A tecnologia e a inteligência artificial terão papel central nesse processo, tanto na organização dos serviços quanto na experiência dos visitantes.


Portal: Para finalizar, Dênis, para os profissionais de hotelaria e turismo que entenderam a importância da tecnologia, da transformação digital e da inteligência artificial para aumentar vendas e melhorar resultados, como eles podem conhecer mais as soluções da Hotel B2C e dar esse próximo passo?


Denis Uchoa: Basta acessar nosso site, www.hotelb2c.com.br, e conhecer todas as nossas soluções. Lá explicamos como ajudamos hotéis de todos os portes a aumentarem suas vendas diretas, melhorarem a gestão, reduzirem dependência de OTAs e, principalmente, se prepararem para esse novo cenário, onde a tecnologia e a inteligência artificial são fundamentais para a competitividade. Nossa equipe está pronta para entender as necessidades de cada hotel e oferecer uma consultoria personalizada.


Equipe Portal NE


1 Comment


Guest
Jun 22

Excelente entrevista. Abriu meu olhos em relação ao presente e ao futuro da hospedagem.

Like
bottom of page